Declaração Internacional sobre o Direito ao Cuidado Nutricional e a Luta contra a Desnutrição
Declaraçao de Cartagena
DOI:
https://doi.org/10.35454/rncm.v2supl1.015Palavras-chave:
Desnutrição, Direito à saú-de, Direito à alimentação, Direito ao cuidado nutricionalResumo
Confrontados com a necessidade de promover o direito à assistência nutricional, para combater a desnutrição e favorecer o progresso na educação e na pesquisa em nutrição clínica, todas as companhias membros da FELANPE em data do 3 de maio 2019 numa reunião extraordinária, na cidade de Cartagena, reconhecem e suscrivem à Declaração Internacional sobre o Direito à Nutrição e o combate à desnutrição, “Declaração de Cartagena”.
A Declaração fornece uma estrutura coerente de treze princípios que podem servir como um guia para sociedades, escolas e associações afiliadas à FELANPE no desenvolvimento de planos de ação. Além disso, servirá como instrumento para promover, através dos governos, a formulação de políticas e legislação no campo da nutrição clínica. Acreditamos que a estrutura geral de princípios proposta pela Declaração pode contribuir para aumentar a conscientização sobre a magnitude desse problema e forjar redes de cooperação entre os países da região. Embora esta Declaração não tenha um efeito legal vinculante, tem força moral inegável e pode fornecer orientação prática aos Estados. Vamos então contribuir para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas que visam, até 2030, pôr fim a todas as formas de desnutrição.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Diana Cardenas Braz, Charles Bermúdez, Sonia Echeverri, Angélica Pérez, Milena Puentes, Lina Lopez, Maria Isabel MT Correia, Juan Bernardo Ochoa, Ana Maria Ferreira, Maria Alexandra Texiera, Diego Arenas, Humberto Arenas, Miguel León-Sanz, Dolores Rodríguez Veintimilla
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.