Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- O manuscrito debe cumprir com os itens da lista de verificação.
-
Ao submeter, o autor corresponsável deverá fazer o upload dos seguintes arquivos na plataforma OJS: 1) Carta de apresentação, 2) Página de título, 3) Manuscrito, 4) Formato(s) de "Curriculum vitae" (1 formato por autor), 5) Formato de "Declaração de Compromisso de Autores" assinado por cada um dos autores e 6) Formato de "Lista de verificação para Autores" assinada por cada um dos autores.
O não upload de um desses arquivos pode resultar na rejeição do seu envio.
- O autor corresponsável deverá incluir os dados completos de todos os autores (nomes, email, instituição, número ORCID) na plataforma.
Diretrizes para Autores
ENVIO DE ARTIGOS
A submissão de artigos deve ser feita através do site: https://revistanutricionclinicametabolismo.org/index.php/nutricionclinicametabolismo.CRITÉRIOS PARA A ACEITAÇÃO INICIAL DE ESCRITOS
Sem exceção, os manuscritos passarão por uma avaliação completa pelo editor para validação inicial. Os critérios para esta etapa inicial incluem originalidade, validade dos dados, clareza da redação, autorização do Comitê de Ética e Pesquisa do local onde a pesquisa foi realizada, força das conclusões e importância do trabalho na área de nutrição clínica e metabolismo.
O RNCM segue os padrões do Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas (ICMJE, por suas siglas em inglês). Os manuscritos devem ser elaborados seguindo suas recomendações, as quais podem ser encontradas em: https://revistanutricionclinicametabolismo.org/index.php/nutricionclinicametabolismo/about/submissions
A RNCM só aceita textos originais, de modo que a submissão de qualquer contribuição ou publicação para consideração do Comitê Editorial implica que seja original e que não tenha sido publicado anteriormente ou esteja sendo avaliado para publicação em outro periódico. Não serão aceitos materiais previamente publicados em periódicos indexados. As Diretrizes ou Recomendações clínicas nacionais ou internacionais publicadas por outros periódicos poderão ser publicadas previa validação pelo editor e uma vez obtidas as correspondentes permissões para publicação. Os autores são responsáveis por obter as devidas permissões para reproduzir parcialmente o material, seja texto, tabelas ou figuras, que devem ser anexadas ao artigo enviado à Revista de Nutrição Clínica e Metabolismo.
O Editor é o responsável pela decisão de aceitar ou rejeitar os manuscritos enviados à Revista para publicação .
PROCESSO DE REVISÃO POR PARES
Aceitação editorial do tema. O processo de aceitação dos artigos será feito em duas etapas: a primeira envolve a aceitação editorial do tema e conteúdo.No prazo máximo de 30 dias a partir do recebimento do artigo, o autor corresponsável será notificado eletronicamente se o artigo submetido atende às normas e requisitos detalhados na Lista de verificação.
Revisão por pares. A segunda etapa consiste em uma revisão duplo-cega (double-blind review).Cada manuscrito será avaliado por dois revisores especialistas no tema investigado ou revisado para avaliar a qualidade científica do documento. Uma terceira opinião poderá ser solicitada para arbitrar um determinado artigo. Com dois ou três pareceres, o editor definirá sua publicação. O autor corresponsável receberá a resposta no prazo máximo de 60 dias, que poderá ser: aceito/não aceito/reenviar para revisão/publicável com modificações.SEÇÕES DA REVISTA
A Revista tem as seguintes seis seções: Editoriais, Artigo Original, Revisões (incluem controvérsias), Casos Clínicos, , Protocolos e Outros (incluem-se cartas ao editor, notícias de atividades da Associação Colombiana de Nutrição Clínica [ACNC], entrevistas, etc.)
- Editorial / Editorial Convidado. Tanto os editoriais quanto os editoriais convidados são de responsabilidade do Editor, que pode designar um membro do Comitê Editorial ou um pesquisador convidado para sua redação. Os editoriais tratam de orientações no domínio ou campo temático da revista.
- Artigos originais. Esta seção apresenta resultados de pesquisas básicas ou clínicas. Podem ser ensaios clínicos, estudos observacionais, estudos em animais, etc. Com o objetivo de estimular as atividades de pesquisa em ciências básicas, no campo da nutrição clínica e metabolismo, a Revista publica os artigos que apresentam os resultados dessas investigações na subseção: "Experimentais".
- Casos Clínicos. Descrição de um a quatro casos clínicos de observação excepcional que representam uma importante contribuição para o campo da nutrição clínica e o metabolismo; cada caso deve ser acompanhado de uma revisão crítica da literatura. Descrição de um novo procedimento clínico ou cirúrgico relacionado à nutrição ou alimentação
- Revisão. Um artigo de revisão é um estudo seletivo e crítico que integra informações essenciais sobre um tema na área de nutrição clínica e o metabolismo. As revisões podem ser narrativas (revisão de literatura) ou sistemáticas (guarda-chuva ou escopo). As meta-análises serão publicadas nesta seção.
a. Revisões narrativas. Os artigos de revisão narrativa são publicações que descrevem e discutem o estado da ciência sobre um tema específico do ponto de vista teórico e contextual. O objetivo é divulgar o estado da arte por meio de evidência científica atualizada sobre o assunto.
b. As revisões sistemáticas procuram coletar todas as evidências que se encaixam nos critérios de elegibilidade pré-especificados para abordar uma questão de pesquisa específica.Elas visam minimizar o viés usando métodos explícitos e sistemáticos.
c. As revisões de escopo são um tipo de revisão de literatura que visa fornecer uma visão geral do tipo, escopo e quantidade de pesquisas disponíveis sobre um determinado tema.
Ao 'mapear' a investigação existente, uma revisão de escopo pode identificar possíveis brechas de pesquisa e futuras necessidades de investigação, e fazê-lo usando métodos sistemáticos e transparentes.
Controvérsias. Os artigos de tipo controvérsias são publicados na seção de Revisões. Inclui artigos de opinião, educativos e de revisão que tratam de temas básicos ou clínicos, relevantes para a nutrição clínica e que são objeto de controvérsia na literatura internacional.O objetivo é publicar o estado da arte, esclarecer as diferentes posições sobre o assunto e dar algumas recomendações.
- Protocolos e Diretrizes clínicas. Serão publicados protocolos de pesquisa com o objetivo de promover uma investigação clínica de impacto e melhorar a reprodução, a metodologia, a transparência, a competitividade e a colaboração em redes.
- Outros. A revista publicará nesta seção Entrevistas, Diretrizes de Prática Clínica e Resultados de consensos ou grupos de trabalho da ACNC. Em esta seção, os resumos dos trabalhos de investigação de congressos também são publicados.
Cartas ao editor. Trata-se de objeções ou comentários relacionados a artigos publicados na Revista.
REGRAS DE FORMATAÇÃO E ESTILO
O manuscrito deverá ser enviado em formato Microsoft Word, em espanhol, inglês ou português. O texto deve estar em fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5 e margens de 2,54 cm em todos os lados. Nenhum espaço adicional deve ser colocado entre os parágrafos e o texto deve ser justificado.
Adicione números de linha em todo o arquivo começando na primeira página.
O título do manuscrito deverá ter no máximo 15 palavras e ser traduzido ao inglês e portugués.
O título do manuscrito NÃO deve ser maiúsculo ou com ponto (.) no final.
Itálico é usado apenas para palavras em inglês ou outro idioma dentro do texto.
Os números de 0 a 9 devem estar em letras (zero,…nove); e a partir de 10 devem ser em número (10, 20...).
Os números decimais são escritos com vírgula (,) e com duas casas decimais (ex.: 45,00); inteiros são escritos com um ponto (.)
O sinal % vai separado do número (ex.: 45,00%).
Resumo estruturado
Todos os artigos deverão ter o resumo estruturado em espanhol, inglês E português. Eles devem obedecer ao seguinte formato: :
- Introdução
- Objetivos
- Métodos
- Resultados
- Conclusões
- Palavras-chave (3 a 6)
A extensão máxima do resumo para todos os artigos é de 250 palavras.
As palavras-chave devem estar incluídas no tesauro MeSH (http://www.nlm.nih.gov/mesh/) e/ou DeCS (https://decs.bvsalud.org/es/).
Estrutura do manuscrito de acordo com o tipo de artigo:
Artigos original
- Introdução
- Pontos-chave do artigo (mínimo 5)
- Materiais e Métodos (incluindo estatísticas, considerações e declaração ética)
- Resultados
- Discussão
- Conclusão
- Referências bibliográficas
- Tabelas e Figuras
Extensão máxima do manuscrito: 5.000 palavras, sem incluir referências, tabelas e gráficos.
Máximo de tabelas e/ou figuras: 5
Artigos originais resultantes de pesquisas científicas e tecnológicas quantitativas deverão seguir as indicações da lista de verificação STROBE para estudos observacionais / CONSORT para ensaios clínicos randomizados.
Artigos originais resultantes de pesquisas científicas e tecnológicas qualitativas deverão seguir as instruções da lista de verificação COREQ.
Casos clínicos
- Introdução
- Pontos-chave que indicam relevância clínica (mínimo 5)
- Informação do paciente [caso(s) clínico(s)]
- Descobertas clínicas
- Linha do tempo
- Avaliação diagnóstica
- Intervenção terapêutica
- Seguimento e resultados
- Discussão
- Perspectiva do paciente
- Consentimento informado
- Referências bibliográficas
- Tabelas e Figuras
Extensão máxima do manuscrito: 5.000 palavras, sem incluir referências, tabelas e gráficos.
Máximo de tabelas e/ou figuras: 5Revisões (sistemáticas ou metanálises)
- Introdução
- Pontos-chave do artigo (mínimo 5)
- Métodos
- Resultados
- Análise e Discussão
- Conclusão
- Referências bibliográficas
- Tabelas e Figuras
Extensão máxima do manuscrito: 5.000 palavras, sem incluir referências, tabelas e gráficos.
Máximo de tabelas e/ou figuras: 5
As revisões sistemáticas ou metanálises devem seguir as instruções da lista de verificação PRISMA e da lista de verificação PRISMA para abstracts.
Revisão bibliográfica, narrativa ou de escopo: Aceitam-se somente se solicitadas diretamente pela editora. Devem seguir as indicações descritas em este documento.
Controvérsias
- Introdução.
- Análise e Discussão
- Recomendações (se aplicável).
- Conclusão.
- Referências bibliográficas.
- Tabelas e Figuras.
- Desenhe um quadro ou figura explicativa da controvérsia em análise.
Extensão máxima do manuscrito: 5.000 palavras, sem incluir referências, tabelas e gráficos.
Máximo de tabelas e/ou figuras: 5
As controvérsias estruturam-se em forma de ensaio e apresentam resultados de investigação desde uma perspectiva analítica, interpretativa ou crítica do autor; a análise e apresentação dos argumentos que sustentam as suas conclusões são exaustivas.
Tabelas e figuras
Imagens, diagramas, tabelas e gráficos estão numerados, referenciados e incluídos no texto. Além disso, todas contêm um título e indicam a fonte. Siglas e abreviaturas serão sempre acompanhadas de nota explicativa no rodapé da tabela ou figura.
Todas devem estar em fonte Times New Roman, tamanho 12 pontos.
Leve em consideração os seguintes formatos:
Imagens: JPG ou PNG de mínimo 300 dpi. Evite capturas de tela. Envie como arquivos separados.
Diagramas: em arquivo editável em Word ou PowerPoint. Não são aceitos em formato de imagem.
Gráficos: em arquivo editável em Word
Tabelas: em arquivo editável em Word. O texto interno das tabelas tem tamanho 10 e espaço simples. As tabelas são apresentadas sem divisões internas ou grades e o n é acompanhado em outra coluna pela % correspondente. Se uma tabela ocupar mais de uma folha, os títulos serão repetidos na folha seguinte. A tabela poderá incluir a referência bibliográfica e deverá citar a autorização obtida para sua publicação.
[…] Em todos os casos, os autores devem ter obtido o consentimento informado por escrito do paciente (ou dos pais ou responsáveis no caso de pacientes menores) autorizando sua publicação, reprodução e divulgação na versão online.
Referências bibliográficas
Para as referências bibliográficas, serão adotadas as normas Vancouver. Serão apresentadas no texto, entre parênteses em sobrescrito, de acordo com a ordem de aparecimento com a numeração correlativa correspondente. Os nomes dos periódicos devem ser abreviados de acordo com o estilo utilizado no NLM catalog, disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/nlmcatalog/journals.
NÃO são aceitas “Observações não publicadas” nem “comunicação pessoal” como referências válidas em esta seção. As citações de artigos originais aceitos e em processo de publicação são incluídas nas citações bibliográficas como [em prensa] (entre colchetes). Sempre que possível, forneça DOIs e URLs para referências.
Artigo de revista padrão:
Liste todos os autores se forem seis ou menos, se houver sete ou mais, liste os seis primeiros e adicione a expressão et al.
– Solter NA, Wasserman SL, Auster KF. Cold urticaria: release into the circulation of histamine and eosinophilic chemotactic factor of anaphylaxis during cold challenge. N Engl J Med. 1976;294:687-90.
O DOI (Digital Object Identifier) deve ser anexado à referência bibliográfica após o número da página do artigo.
– Mancl EE, Muzevich KM. Tolerability and safety of enteral nutrition in critically ILL patients receiving intravenous vasopressor therapy. J Parenter Enter Nutr. 2013;37(5):641-51. doi:10.1177/0148607112470460.
Trabalho publicado por uma Instituição (autor não especificado):
- The Committee on enzymes of the Scandinavian Society for Clinical Chemistry and Clinical Psychology. Recommended method for the determination of gammaglutamyltransferase in blood. Scand J Clin Lab Invest. 1976;36:119-25.
Livros e outras monografias:
- Autor(es) pessoal(is): Osler AG. Complemento: Mecanismos e funções. Penhascos de Englewood: Prentice-Hall; 1976.
- Autor Corporativo: American Medical Association Department of Drugs. AMA Drug evaluations. 3rd ed. Littleton: Publishing Sciences Group; 1977.
- Editor, compilador, diretor ou autor: Rhodes AJ, Van Rooye, CE, comps. Textbook o virology for Students and practitioners of medicine and other health sciences. 5th ed. Baltimore: Williams & Wilkins; 1968.
Capítulo de um livro:
- Weinstein L, Swartz MN. Pathogenetic properties of invading microorganisms. En: Sodeman WA, Jr, Sodeman WA, editores. Pathologic Physiology: Mechanisms of disease. Philadelphia: WB Saunders; 1974. p. 457-72.
Conferências:
- Yalow RS. New insights with radioimmunoassay. Special Lecture. Western Association of Physicians, 1 Feb. 1978, Carmel, California. National Center for Health Statistics.
Artigos em jornais comuns (não em revistas médicas):
- Shaffer RA. Advances in chemistry are starting to unlock mysteries of the brain: Discoveries could help cure alcoholism and insomnia, explain mental illness. The Wall Street Journal. 12 Agost 1977, 1 (col. 1), 10 (col. 1).
Página web:
- Sobrenome do autor, inicial. Título[Internet]. Ano de publicação. (Consultado na data dia mês ano). Disponível em: http://WebsiteURL
Sempre que possível, DOIs e URLs devem ser fornecidos.
Responsabilidades éticas
Caso o manuscrito seja resultado de pesquisa envolvendo seres humanos e/ou animais, inclue-se a aprovação por um Comitê de Ética em Pesquisa Clínica (institucional ou regional) na seção “Métodos” do texto.
Ao descrever experimentos com seres humanos, deve-se declarar se a pesquisa estava de acordo com a Declaración de Helsinki da Associação Médica Mundial.
Quando são descritos experimentos em animais, deve ser indicado se têm seguido as directrizes ARRIVE, as guias de uma instituição ou conselho de investigação internacional (The Council for International Organizations of Medical Sciences) ou uma lei nacional que regula o cuidado e utilização de animais de laboratório (na Colômbia, Resolução nº 008430 de 4 de outubro de 1993 do Ministério de Saúde).
Consentimento informado
Os autores deverão mencionar na seção de "Métodos" que os procedimentos utilizados em pacientes e controles foram realizados após a obtenção do consentimento informado. Da mesma forma, a responsabilidade ética e o consentimento informado deverão ser registrados no texto, seção Métodos.
AGRADECIMENTOS
Se necessário, deve-se mencionar no formato "Folha de rosto" todas as pessoas que colaboraram com o artigo, mas que não cumprem com os critérios para concessão de autoria.
FONTE DE FINANCIAMENTO
Todos os artigos publicados na Revista deverão declarar a fonte de financiamento . Trata-se de declarar as relações financeiras com entidades no campo biomédico que possam ser percebidas como influentes, ou que sejam potencialmente influentes nos resultados e conteúdos dos artigos. Todas as entidades públicas ou privadas que patrocinaram ou as instituições que participaram dos fundos econômicos que financiaram o trabalho de pesquisa devem ser informadas. As instituições acadêmicas não precisam ser divulgadas. Por exemplo, se uma agência governamental ou universidade patrocinou um estudo sobre algum produto nutricional/farmacêutico fornecido por uma empresa farmacêutica, você só precisa listar a empresa farmacêutica. É importante declarar qualquer tipo de relação econômica. Se não houver nenhuma fonte, deve-se declarar "Esta pesquisa não recebeu financiamento externo”.
CONFLITO DE INTERESSES
Um conflito de interesse é um relacionamento econômico ou de outra natureza (acadêmica, pessoal, intelectual) que pode afetar as opiniões, as condutas ou o manuscrito de um autor, editor ou revisor.
Os autores deverão indicar no formato "Folha de rosto" se existe algum conflito de interesse atual ou potencial em relação à produção do manuscrito.AUTORIA
A lista de autores deve incluir apenas as pessoas que cumprem cada um dos seguintes requisitos:
- Ter participado na concepção ou desenho do trabalho; ou na aquisição, análise ou interpretação de dados
- Ter participado da redação do texto e de suas possíveis revisões.
- Tendo aprovado a versão que será finalmente publicada.
- Assume-se a responsabilidade de todos os aspectos do trabalho para garantir que as questões relativas à precisão ou integridade de qualquer parte do trabalho sejam adequadamente investigadas e resolvidas.
A Declaração de Autoria deverá ser indicada no formato "Folha de rosto"”.
Exemplo: (coloque apenas as iniciais dos autores)
Declaração de autoria: "Conceptualização, X.X. e Y.Y.; metodologia, X.X.; software, X.X.; validação, X.X., Y.Y. e Z.Z.; análise formal, , X.X.; investigação, X.X.; recursos, XX; tratamiento de dados, XX; redação do rascunho original, X.X.; redação, revisão e edição, X.X.; visualização, XX; supervisão, XX; administração do projeto, XX; obtenção de financiamento, Y.Y. Todos os autores têm lido e aceitado a versão publicada do manuscrito." Todos os autores revisaram o manuscrito, concordam em ser totalmente responsáveis de garantir a integridade e precisão do trabalho, e leram e aprovaram o manuscrito final (por favor, não modifique o texto).
Consulte a CRediT taxonomy para obter explicação dos termos. A autoria deve ser limitada àqueles que contribuíram substancialmente para o trabalho submetido.
DIREITOS AUTORAIS E DECLARAÇÃO DE ACESSO
A revista funciona sob a licença de Creative Commons Atribuição -não comercial-Compartilhar igual, onde o uso e distribuição não comercial é permitido em qualquer meio, desde que o autor e a revista estejam devidamente credenciados. O produto escrito da remixagem e transformação do artigo original publicado deve ser distribuído sob a mesma licença de uso (CC-BY-NC-SA). A revista reconhece a importância dos direitos autorais, e por nenhum motivo pretende solicitar a transferência destes, razão pela qual os autores mantêm os direitos autorais, mas deverão ceder o direito de primeira publicação à revista. A revista reconhece a importância dos direitos autorais, e por nenhum motivo pretende solicitar a transferência destes, razão pela qual os autores mantêm os direitos autorais, mas devem ceder o direito de primeira publicação à revista.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços de e-mail inseridos nesta revista serão utilizados exclusivamente para os fins estabelecidos na mesma e não serão fornecidos a terceiros ou utilizados para outros fins.