Política de plágio
A Revista de Nutrição Clínica e Metabolismo busca promover a publicação de artigos resultantes de pesquisas ajustadas aos princípios éticos da pesquisa, bem como evitar casos de fabricação, falsificação, omissão de dados e plágio. A revista está em conformidade com os padrões éticos do "Code of Conduct for Journal Editors" del Committee on Publication Ethics (COPE). A Revista solicita que todos os participantes do processo editorial dos artigos (Comitê Editorial, Comitê Científico, Revisores) sigam os padrões éticos internacionais na publicação dos artigos. Os pesquisadores devem atender aos seguintes requisitos de publicação: o trabalho submetido é original, não esta plagiado e não foi publicado em outro lugar.
Segundo o COPE, o plágio “varia desde a utilização não referenciada de ideias publicadas e não publicadas de outros, incluindo pedidos de bolsas de investigação, até à apresentação sob nova autoria de um trabalho complexo, por vezes numa língua diferente. Pode ocorrer em qualquer estágio de planejamento, investigação, redação ou publicação; aplica-se a versões impressas e eletrônicas "(Dhammi IK, Ul Haq R. What is plagiarism and how to avoid it? Indian J Orthop. 2016;50(6):581-583. doi: 10.4103/0019-5413.193485). As principais formas de plágio são: replicação, duplicação, fonte secundária, atribuição enganosa, fonte inválida, paráfrase, pesquisa repetitiva, colaboração antiética, verbatim, ciberplágio.
O Comitê Editorial da revista luta contra o plágio e não aceita em hipótese alguma a publicação de materiais plagiados. Para detecção de plágio, será utilizada a ferramenta Similarity Check https://www.crossref.org/services/similarity-check/
A Revista segue o diagrama de decisões recomendado pelo COPE em caso de suspeita de plágio de um manuscrito recebido ou de um artigo já publicado http://publicationethics.org/files/Spanish%20%281%29.pdf
A Revista reserva-se o direito de entrar em contato com a instituição dos autores caso seja confirmado um caso de plágio, tanto antes como após a publicação.