Política de ética, integridade e transparência
A Revista está em conformidade com os padrões internacionais de ética e boas práticas de publicações. O objetivo é promover uma publicação transparente e ética, pelo que os artigos publicados na Revista de Nutrição Clínica e Metabolismo deverão cumplir com os princípios éticos das diferentes declarações e legislações sobre propriedade intelectual e direitos de autor específicos do país onde a investigação foi realizada.
O editor, os autores, os membros dos comitês e os revisores acadêmicos seguirão as diretrizes éticas do COPE (Committee on Publication Ethics) e as recomendações do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE). A RNCM procura promover a publicação de artigos resultantes de investigações de acordo com os princípios éticos da investigação, bem como evitar casos de fabricação, falsificação, omissão de dados, plágio, manipulação de citações e publicação redundante, entre outros casos de má prática em investigação. Para isso, a revista seguirá as diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE) d o seguinte link https://publicationethics.org/core-practices para garantir o tratamento adequado de situações em que a ética seja afetada no processo editorial dos artigos submetidos.
O comportamento ético esperado dos autores inclui*:
- A pesquisa apresentada no artigo deve ter sido realizada de forma ética e responsável e cumprir toda a legislação relevante.
- Os pesquisadores devem apresentar seus resultados de forma clara, honesta e sem fabricação, falsificação ou manipulação inadequada de dados.
- Os pesquisadores devem se esforçar para descrever seus métodos de forma clara e sem ambiguidade para que suas descobertas possam ser confirmadas por outros.
- Os pesquisadores devem cumprir com os seguintes requisitos de publicação: o trabalho submetido é original, não é plagiado e não tem sido publicado em outro lugar.
- Os autores devem assumir a responsabilidade coletiva pelo trabalho submetido e publicado.
- A autoria das publicações de pesquisa deve refletir com precisão as contribuições dos indivíduos no trabalho e seus relatórios.
- As fontes de financiamento e os conflitos de interesse relevantes devem ser divulgados.
Referencia*: Wager E & Kleinert S (2011) Responsible research publication: international standards for authors. A position statement developed at the 2nd World Conference on Research Integrity, Singapore, July 22-24, 2010. Chapter 50 in: Mayer T & Steneck N (eds) Promoting Research Integrity in a Global Environment. Imperial College Press / World Scientific Publishing, Singapore (pp 309-16). (ISBN 978-981-4340-97-7).
O comportamento ético esperado dos editores inclui**:
- Os editores são responsáveis e devem assumir a responsabilidade por tudo o que publicam.
- Os editores devem tomar decisões justas e imparciais, independentemente da consideração comercial, e garantir um processo de revisão por pares justo e apropriado.
- Os editores devem adotar políticas editoriais que incentivem a máxima transparência e relatórios completos e honestos.
- Os editores devem proteger a integridade do registro publicado emitindo correções e retrações quando necessário e perseguindo possíveis ou supostas condutas impróprias de pesquisa e publicação.
- Os editores devem avaliar criticamente a conduta ética dos estudos em humanos e animais.
- Os revisores e autores devem conhecer o que se espera deles.
- Os editores devem ter políticas apropriadas para manejar os conflitos de interesse editoriais.
Referencia**: Kleinert S & Wager E (2011) Responsible research publication: international standards for editors. A position statement developed at the 2nd World Conference on Research Integrity, Singapore, July 22-24, 2010. Chapter 51 in: Mayer T & Steneck N (eds) Promoting Research Integrity in a Global Environment. Imperial College Press / World Scientific Publishing, Singapore (pp 317-28). (ISBN 978-981-4340-97-7).
O comportamento ético esperado dos revisores inclui***:
- Aceitar revisar os manuscritos para os quais eles tenham a experiência necessária no assunto para conduzir uma revisão adequada e possam revisar em tempo hábil.
- Respeitar a confidencialidade da revisão por pares e não revelar nenhum detalhe de um manuscrito ou sua revisão, durante ou após o processo de revisão por pares, além dos publicados pela revista.
- Não utilizar a informação obtida durante o processo de revisão por pares para seu próprio benefício ou de outra pessoa ou organização, ou para desvantagem ou descrédito de outros.
- Declarar todos os potenciais conflitos de interesse, procurando aconselhamento da revista se não tiver certeza.
- Não permitir que suas resenhas sejam influenciadas pela origem de um manuscrito, pela nacionalidade, religião ou crenças políticas, gênero ou outras características dos autores, ou por considerações comerciais
- Seja objetivo e construtivo em suas avaliações, evite ser hostil e fazer comentários pessoais difamatórios ou depreciativos.
- Reconhecer que a revisão por pares é um esforço de mão dupla e comprometer-se a conduzir sua parte justa de revisão e em tempo hábil..
- Forneça à revista informações pessoais e profissionais que sejam precisas e representem verdadeiramente sua experiência.
- Reconheça que se passar por outra pessoa durante o processo de revisão é considerado um ato de falta grave.
Referencia***: Wiley’s Best Practice Guidelines on Publishing Ethics Editorial Standards and Processes. https://authorservices.wiley.com/ethicsguidelines/editorial-standards-and-processes.html#4
Acusações de conduta inadequada
Em caso de uma acusação por um terceiro sobre conduta inadequada você deverá entrar em contato com o Editor pelo e-mail editor-rncm@nutriclinicacolombia.org para apresentar seu caso. A RNCM assegura-se de contar com os recursos e o apoio necessários enquanto a acusação é resolvida, colocando sempre a ética e a transparência em primeiro lugar.
No caso de acusações, a revista garante total anonimato e confidencialidade de quem faz a denúncia para preservar sua integridade até que a acusação seja resolvida.
Autoria e contribuições
A lista de autores deve incluir apenas as pessoas que cumprem cada um dos seguintes requisitos:
- Ter participado na concepção ou desenho do trabalho; ou na aquisição, análise ou interpretação de dados
- Ter participado da redação do texto e de suas possíveis revisões.
- Tendo aprovado a versão que será finalmente publicada.
- Assume-se a responsabilidade de todos os aspectos do trabalho para garantir que as questões relativas à precisão ou integridade de qualquer parte do trabalho sejam adequadamente investigadas e resolvidas.
Em nenhuma circunstância as ferramentas de IA devem ser incluídas como autores ou coautores, pois não podem assumir a responsabilidade, originalidade ou integridade do manuscrito submetido devido a que não são seres humanos, nem têm personalidade jurídica. Portanto, as pessoas são responsáveis por qualquer material incluído no manuscrito que inclua o uso de tecnologias assistidas por IA. Deverão identificar, revisar e corrigir os vieses nas fontes de dados, o desenho das ferramentas e qualquer informação que possa prejudicar a integridade dos autores do manuscrito.Os autores, como seres humanos, são responsáveis moral e juridicamente por quaisquer erro ou vies no manuscrito ou violação dos direitos autorais e danos a terceiros
É responsabilidade coletiva determinar se os autores indicados cumprem os quatro critérios de autoria, bem como quem se qualifica na seção de agradecimentos. Além disso, deverão identificar os coautores responsáveis por outras partes específicas do artigo; e devem ter certeza da integridade da contribuição dos coautores.
Da mesma forma, o autor corresponsável é quem se responsabiliza pela comunicação com a revista durante o processo de submissão, revisão por pares e publicação do manuscrito. Garante-se de cumprir com os requisitos administrativos tais como declaração de autoria, aprovação do comitê de ética, registro do ensaio clínico e declaração de conflitos de interesse. Além disso, deve estar disponível durante o processo editorial (submissão e revisão por pares) para responder às inquietudes em um tempo adequado.
Não é responsabilidade do editor da revista determinar quem se qualifica como autor do artigo ou arbitrar conflitos de autoria. Em caso de houver disputa quanto à autoria de um manuscrito, deverá ser solicitado à(s) instituição(ões) onde a pesquisa foi realizada que trate o caso de forma adequada.A revista reserva-se os direitos de solicitar aos autores uma justificativa e declaração assinada caso seja solicitada a adição ou exclusão de um autor da lista de autores indicada.
A Declaração de Autoria deverá constar na folha de rosto conforme indicado nas diretrizes aos autores.
Política de Inteligencia Artificial (IA)
A revista de Nutrição Clínica e Metabolismo exige aos autores transparência e integridade com o uso da Inteligência Artificial (IA) na produção de seu manuscrito e, além disso, que o declarem. Caso os autores utilizarem ferramentas de IA na redação de seu manuscrito, na produção de figuras ou elementos gráficos do artigo, ou na coleta e análise de dados, deverão indicá-lo no manuscrito na seção “Métodos”, detalhando como foi utilizada a ferramenta e qual ferramenta foi usada.
Em este documento encontra-se o posicionamento da Revista de Nutrição Clínica e Metabolismo em quanto ao uso de Inteligência Artificial na elaboração de manuscritos.
Reclamações e apelações
Em relação a possíveis reclamações e apelações , a revista dispõe de um processo para tratar os casos em que um autor decide apelar uma decisão editorial, ou quando um usuário, seja ele autor, leitor, revisor ou editor, envia uma reclamação contra a revista ou um membro da equipe editorial. Em qualquer caso, a pessoa deverá entrar em contato com o Editor pelo e-mail editor-rncm@nutriclinicacolombia.org para apresentar o caso. Se o caso for uma apelação contra uma decisão editorial, o autor corresponsável deverá enviar seus argumentos claros sobre o porquê deve ser feita uma reavaliação do manuscrito, e deve ser assinado pelos coautores. Em caso de reclamação, a editora ficará encarregada de avaliar a situação e tomar as medidas para resolver melhor a preocupação do usuário.
Conflito de intereses
Um conflito de interesse é um relacionamento econômico ou de outra natureza (acadêmico, pessoal, intelectual) que possa afetar as opiniões, condutas ou o manuscrito de um autor, editor ou revisor. Todas as partes devem declarar os potenciais conflitos de interesse que possam dar origem a viés na produção, revisão e/ou decisão editorial, entre outras, de um manuscrito.
Os autores deverão indicar na “Folha de rosto” se há algum conflito de interesses. Caso não haja conflitos de interesse, deverá declarar-se: “Os autores declaram não ter conflito de interesses”.
No caso de revisores, estes deverão declarar possíveis conflitos de interesse do artigo atribuído à revisão.
A revista possui um documento onde são declarados os conflitos de interesse da equipe editorial, o comitê de associados e o comitê assessor científico, com o objetivo de ser transparente com os processos editoriais e com aqueles que têm papel na avaliação dos manuscritos. No documento se declara se há ou não conflito de interesses e de que tipo. Clique aqui para ver o documento.
A equipe editorial da revista tomará as medidas necessárias em casos de conflitos de interesses com o objetivo de manter a transparência nos processos e decisões editoriais.
Fonte de financiamiento
Todos os artigos publicados na Revista deverão declarar a fonte de financiamento . Trata-se de declarar as relações financeiras com entidades no campo biomédico que possam ser percebidas como influentes, ou que sejam potencialmente influentes nos resultados e conteúdos dos artigos. Todas as entidades públicas ou privadas que patrocinaram ou as instituições que participaram dos fundos econômicos que financiaram o trabalho de pesquisa devem ser informadas. As instituições acadêmicas não precisam ser divulgadas. Por exemplo, se uma agência governamental ou universidade patrocinou um estudo sobre algum produto nutricional/farmacêutico fornecido por uma empresa farmacêutica, você só precisa listar a empresa farmacêutica. É importante declarar qualquer tipo de relação econômica. Se não houver nenhuma fonte, deve-se declarar "Esta pesquisa não recebeu financiamento externo”.
Descrição dos estudos
Recomenda-se a utilização dos guias metodológicos Equator Network https://www.equator-network.org/ para os artigos originais, ensaios clínicos randomizados (CONSORT) e revisões sistemáticas (PRISMA). O uso das listas de verificação é importante para garantir o cumprimento dos requisitos metodológicos e éticos da pesquisa.
Responsabilidades éticas na investigação
Quando forem descritos experimentos realizados em seres humanos, deve-se indicar se os procedimentos seguidos estavam de acordo com os padrões éticos do Comitê de Ética em Pesquisa Clínica (institucional ou regional), da Associação Médica Mundial e da Declaração de Helsinki (https://www.wma.net/es/policies-post/declaracion-de-helsinki-de-la-amm-principios-eticos-para-las-investigaciones-medicas-en-seres-humanos/ ).
Quando são descritos experimentos em animais, deve ser indicado se têm seguido as directrizes ARRIVE, as guias de uma instituição ou conselho de investigação internacional (The Council for International Organizations of Medical Sciences) ou uma lei nacional que regula o cuidado e utilização de animais de laboratório (na Colômbia, Resolução nº 008430 de 4 de outubro de 1993 do Ministério de Saúde).
Consentimento informado
Os autores deverão mencionar na seção Métodos que os procedimentos utilizados nos pacientes e controles tem sido realizados após a obtenção do consentimento informado.Da mesma forma, a responsabilidade ética e o consentimento informado devem ser registrados no texto, seção Métodos.
Discussões e correções após publicação
A revista permite, por meio das cartas ao editor, abrir discussões sobre o conteúdo científico já publicado.Recomenda-se citar e referenciar ao artigo referido, bem como fornecer suporte teórico para as declarações.
Em relação às correções ou retratações após a publicação, os autores deverão solicitar e justificar suas correções ao Editor, que após avaliar as correções, seguirá as recomendações do Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas (ICMJE, por suas siglas em inglês).Para as retratações, conforme o caso, será determinado o resultado deste artigo; bem seja uma retratação com uma declaração da revista e dos autores sobre o motivo da retratação do artigo ou uma retratação com republicação. A editora e a equipe editorial serão responsáveis por avaliar os casos individualmente para tomar a melhor decisão alinhada com a ética da publicação.
A Revista é totalmente financiada pela Associação Colombiana de Nutrição Clínica. Alguns números terão publicidade de empresas farmacêuticas. Em nenhum caso as decisões editoriais dependerão delas. Anúncios de produtos que coincidam com o conteúdo editorial ou que venham de empresas multi-nível são proibidos. O Editor tem autoridade total e final para aprovar a publicidade e garantir pelo cumprimento da política de ética, integridade e transparência.